quarta-feira, 23 de abril de 2014

Amoreira pendular

 Morus alba ´Pendula`
Fotografei esta amoreira no dia 22 de Abril de 2014. No jardim da casa dum velho amigo (mm.cruz), estávamos num almoço de amigos, todos já sessentões e tal. Encontrei três amigos de longa data, inesperadamente. Já não nos víamos há mais de 10/15 anos: Adriano, Guilherme, Alberto (este de 1937). Junto à Quinta do Cónego (Cortes).
Esta árvore pequena, até 8 metros de altura e 3 de largura, hábito largo, folhas muito divididas, colorações em branco e dourado, flores na primavera, perfumadas e caneladas, frutos verde-brilhante até 4,5 cm.

quinta-feira, 17 de abril de 2014

O mistério do abate de árvores em Leiria (RL17abr2014)



O jornalista Manuel Leiria publicou um artigo de duas páginas no semanário "Região de Leiria" em que aborda o tema candente das árvores de Leiria, particularmente as que têm de coabitar (outras já foram riscadas do Atlas das árvores da cidade) com as pessoas nos passeios citadinos, e dá voz às opiniões dos que têm dado o seu melhor em prol da preservação deste património urbano, que devia ser inquestionável.

Muito já aqui deixei escrito tendo em vista o meu contributo para que se olhem as árvores como uma forma de se proporcionar uma qualidade de vida saudável, física e emocionalmente, aos cidadãos que aqui vivem e/ou nos visitam.

Nunca será demais pugnar por uma boa gestão do património arbóreo da urbe... 

Mais sobre árvores de Leiria  neste link no blogue "DISPERSAMENTE..."
.