quinta-feira, 15 de maio de 2008

Provedor do Ambiente

* Neste endereço pode observar-se mais uma daquelas atitudes que só muito dificilmente se justificam. O abate de mais uma árvore pública.
Pela minha parte tenho-me vindo a envolver cada vez mais na luta pelas árvores e pela sua conservação nos espaços públicos, sejam rústicos, sejam urbanos. Mas particularmente os urbanos como Leiria, cidade e concelho. Cada dia que passa, há mais alcatrão, pouco empedrado e muitíssimo betão.
Depois admiramo-nos das reacções bruscas e violentas da própria Natureza, talvez a tentar repor as coisas nos seus lugares.
Será que nos estamos a esquecer que somos um ponto ínfimo na imensidade do Universo?...
Que o Planeta Terra nem se veria ao microscópio se o enquadrássemos no conjunto do Universo, mesmo que fosse só a parte que nós, homens, já conseguimos localizar e antever?
E lembrei-me de propor: Porque não um Provedor do Ambiente, competente, independente, incorrupto, com poderes para actuar?
-
(meu comentário no post do "sombraverde"):

É caso para perguntar. Para quando um Provedor do Ambiente? E iria mais longe. Eleito pela Assembleia da República e com poderes para actuar cautelarmente face a denúncias.
Não estou a brincar. Nem o caso é para brincadeiras. O Futuro do nosso Planeta está em jogo.
E a maior parte dos homens andam completamente alheios à necessidade imperiosa de cada um de nós fazer a sua parte pela preservação das nossas árvores, espaços verdes, cultivar produtos agrícolas, proteger os jardins públicos, reivindicar nas Autarquias mais acção em prol do Verde.
Há que abrir os olhos e reparar na Natureza de que fazemos parte integrante.
Enquanto é tempo!
António
ps: parabéns, Pedro, pelo reconhecimento que está a ter pelo trabalho incansável no "Sombraverde".

Sem comentários: