quarta-feira, 17 de junho de 2009

CHOUPOS A ABATER em LEIRIA ?!

de 17-6-2009
Continuação do post no blogue "dispersamente"
Leirienses ameaçam amarrar-se contra abate de choupos
O abate de dois choupos, localizados no Largo Cónego Maia, no centro de Leiria, está a provocar a indignação de vários leirienses, que ponderam a hipótese de se amarrarem às árvores, caso a Câmara Municipal avance com a medida.
Segundo faz saber a autarquia, o projecto de requalificação do Largo Cónego Maia, aprovado pelo executivo camarário, "prevê a substituição de dois choupos", tendo em conta que se trata de "árvores inadequadas para aquele espaço".
Nesse sentido, a câmara irá substituir os choupos por "quatro exemplares da espécie 'acer', árvores que são mais indicadas para o local".
No entanto, a medida não agrada a vários leirienses, que estão a mobilizar a restante população para sensibilizar a autarquia a recuar na decisão.
António Nunes é uma das vozes que se levantam contra o abate de duas espécies, considerando tratar-se de um "crime" realizado "à revelia da população".
"Temos de nos insurgir, porque as árvores são já uma referência na cidade e não estão a incomodar nada nem ninguém. Não me venham dizer que não são indicadas para a zona, porque o choupo é uma árvore que existe em todo o lado", referiu António Nunes ao nosso jornal, lamentando que a autarquia tenha tomado a decisão sem consultar a população.
Caso a autarquia avance com o abate dos choupos, António Nunes garante que irá promover um abaixo-assinado pela cidade e, como "medida extrema", pondera amarrar-se às árvores com o restante grupo de protesto.
No local, são já visíveis sinais de protesto. Afixados nas árvores, existem cartazes com a frase 'Crime, não nos matem'.
De acordo com a câmara de Leiria, as obras de requalificação do Largo Cónego Maia terão início no final deste mês.
VOLTAR ao "DISPERSAMENTE"
Helena Amaro

Sem comentários: