sexta-feira, 9 de maio de 2008

Lódão bastardo


Estas fotografias foram tiradas recentemente na Rua Henrique Sommer em Leiria. O nome desta árvore é Lódão bastardo e encontra-se em variadíssimos lugares, praças, ruas e escolas (Ver Escola Amarela, por exemplo).

Família: Ulmáceas
Espécie: Celtis australis
Grupo: Folhosa
Altura: 15 a 30m

Espécie meridional de plena luz que aprecia o calor, suporta climas com períodos estivais secos, pluviosidade baixa e possui boa resistência ao vento. Pouco exigente quanto ao solo, aceita-os pobres em húmus, de húmido a seco e pH ácido ou neutro, mas suporta bem os calcários. Cresce até 1200 m de altitude.
No entanto, o lódão-bastardo ou agreira, encontra condições óptimas sobre solos ricos e húmidos, como as margens dos rios e os prados húmidos.
Propaga-se por semente, (necessita certas condições para germinar), por estacas e rebenta bem de raíz e de touça.
Crescimento lento; vive em média 200 anos podendo chegar aos 600 anos.

Fazem parte da mesma Família: o lódão-bastardo-americano (Celtis occidentalis) assim como os ulmeiros (Ulmus). Todas são ulmáceas com folhas assimétricas na base. No entanto, distinguem-se bem através dos frutos (os ulmeiros dão frutos achatados, secos e alados enquanto que os frutos do lódão são globosos e carnudos), como também pelas folhas (as dos ulmeiros são uninérvias na base e as do lódão têm três nervuras na base).
info com base aqui
Ver também aqui

2 comentários:

Unknown disse...

Gostaria de saber o nome de uma árvore que se encontra em frente da escola onde trabalho. Ela é enorme e sua folhas se assemelham com a do cinamomo.

a d´almeida nunes disse...


Abateram estas árvores!
Em 2013.

?????!!!!!